14% OFF

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

14% OFF

Características principais

Fabricante
Plante Pássaros Sementes e Mudas
Tipo de plantação
Sementes do Cerrado
Tipo de sementes
Copaíba (Copaífera langsdorffii)
Peso da unidade
0.01 g
Formato de venda
Kit
Unidades por kit
15

Outras características

  • É kit: Sim

Descrição

Contém 15 Sementes de Copaíba (Copaífera langsdorffii) + Manual de Cultivo

Criada em 2012, a Plante Pássaros nasceu com o objetivo de atender as necessidades de um mercado escasso para Sementes e Mudas Nativas. Estamos a mais de 10 anos trazendo com qualidade, a maior variedade de espécies do Mercado.

Todas nossas sementes são previamente testadas em nosso Laboratório e Viveiro. Tudo para trazer até você a melhor experiência no plantio e cultivo de suas sementes.

Para comprar vários produtos em um ÚNICO FRETE, utilize o botão "ADICIONAR AO CARRINHO" para cada produto do mesmo vendedor.

Sobre a espécie:

Nomes Populares: Copaíba-Vermelha, Copai, Copaíba-Clara, Copaíba-Marimari, Copaíba-Preta, Óleo, Óleo-Amarelo, Óleo-Branco, Óleo-Copaíba, Óleo-de-Copaíba, Pau-d’Óleo, Pau-de-Óleo e Copaíba do Cerrado.

Ocorrência: Brasil: Mata Atlântica, Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rondônia, São Paulo. Outros países: América Central, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela

Morfologia: Altura de dez a quinze metros, com tronco de cinquenta a oitenta centímetros de diâmetro. Copa globosa densa; folhas compostas pinatífidas, com três a cinco jugos; folíolos alternos ou opostos, glabros, de quatro a cinco centímetros de comprimento por dois a três centímetros de largura.

Propriedades físicas e Macânicas: Propriedades Físicas Densidade de massa (¿): Aparente a 15% de umidade (¿ap,15): 690 kg/m3 Básica (¿básica): 575 kg/m3 Contração: Radial: 3,8 % Tangencial: 7,1 % Volumétrica: 13,4 % •Propriedades Mecânicas Flexão: Resistência (fM): Madeira verde: 93,5 MPa Madeira a l5% de umidade: 112,5 MPa Módulo de elasticidade Madeira verde: 10339 Mpa Compressão paralela às fibras: Resistência (fc0): Madeira verde: 38,7 MPa Madeira a 15% de umidade: 50,0 MPa Coeficiente de influência de umidade: 3,4 % •Outras Propriedades Resistência ao impacto na flexão Madeira a 15% (choque): Trabalho absorvido: 30,8 Dureza janka - Madeira verde: 4109 N Tração normal às fibras - Madeira verde: 4,0 MPa Fendilhamento - Madeira verde: 0,6 MPa

Informações Ecológicas: Planta semi-decídua, heliófita, seletiva, xerófita, característica de formação de transição do cerrado para a floresta latifoliada semi-decídua. Ocorre tanto na mata primaria densa quanto nas formações secundárias.

Madeira: A madeira de copaíba é fácil de ser trabalhada, resultando em superfície lisa e uniforme, é boa para pregar e parafusar. A exudação de óleo durante a secagem pode prejudicar a colagem, dependendo do adesivo. Secagem: A secagem ao ar é de lenta a moderada sem a ocorrência de sérios defeitos. A secagem em estufa deve ser conduzida sob rigoroso controle. A madeira é indicada para a construção civil, como vigas, caibros, ripas, batentes de portas e janelas, para confecção de móveis e peças torneadas, como coronhas de armas, cabos de ferramentas e de vassouras, para carrocerias, miolos de portas e painéis, lambris, tábuas para assoalho, etc. Fornece o bálsamo ou óleo de copaíba, um líquido transparente e terapêutico, que é a seiva extraída mediante a aplicação de furos no tronco até atingir o cerne. A árvore fornece ótima sombra e pode ser empregada na arborização rural e urbana. É também útil para plantios em áreas degradadas de preservação permanente.

Utilidades: Construção civil: Leve em esquadrias: portas, venezianas Leve interna, estrutural: ripas Leve interna, utilidade geral: cordões, guarnições, rodapés Uso temporário: pontaletes, andaimes, fôrmas para concreto Mobiliário: Utilidade geral: móveis estândar, partes internas de móveis inclusive daqueles decorativos Outros usos: Lâminas decorativas, chapas compensadas, embalagens

Durabilidade: Durabilidade natural: em ensaios de laboratório Copaifera langsdorffii e C. reticulata, demonstraram ter alta resistência ao ataque de organismos xilófagos (fungos e cupins). C. officinalis apresenta baixa durabilidade ao ataque de fungos apodrecedores e cupins. Em ensaio de campo com estacas em contato com o solo, Copaifera sp. apresentou vida média inferior a 5,5 anos. Apresentou baixa resistência, em ensaios de campo, aos xilófagos marinhos.